Lençóis – BA

Aconchegante, pequena e tipicamente baiana, Lençóis se torna o portal de entrada para o Parque Nacional da Chapada Diamantina. Tombada pelo IPHAN, a cidade fornece uma vasta gastronomia, além de todo um charme a parte se comparada com as cidadezinhas ao redor. Nessa recente trip, percorri 1.105 km desde o Recife. Foram exatas 14:00 cansativas horas em uma Van, trilhando estradas nem sempre duplicadas, de barro e percursos que me fez sentir como numa montanha-russa.
Em ritmo de carnaval, seus (aproximadamente) 10 mil habitantes não deixaram nada a desejar. Com suas animadas ruas e troças arrastando os foliões em direção ao Centro velho.

Masssssss, esse se trata de um roteiro para quem (assim como eu) fugiu dos seus respectivos carnavais (eu fugi do Recife, não me julguem hahaha).

IMG_0237
Chegando em Lençóis.
IMG_0239
Igreja do Senhor dos Passos.

Este slideshow necessita de JavaScript.


O turismo no local ainda é remoto, e o acesso muitas vezes precário. A Chapada Diamantina vem sendo explorada turisticamente por aproximadamente duas décadas (desde 1996). Ainda há muito o que desenvolver.

Curiosamente, seu nome se originou devido as lavadeiras dos Coronéis da cidade, onde percorriam uma subida até chegar nos Serranos (local de garimpo), ali lavavam e estendiam os lençóis das casas de engenho. A visão dos lençóis estendidos era vista por todos na Vila.

IMG_0253
Serranos
IMG_0277
Local onde as lavadeiras lavavam os lençóis.

A cidade possui mercadinhos, Banco do Brasil (único banco) e lotérica, mercado de artesanato, agências de turismo e inúmeros restaurantes. Cartões de crédito são aceito em poucos lugares, wifi nem sempre funciona nas pousadas e o melhor sinal de operadora é da VIVO.

A noite as ruas estreitas e de pedras rústicas são tomadas por turistas em busca de diversão. Pode-se encontrar de tudo, desde culinária Italiana, local ou um lanche rápido com tapioca e açaí. A primeira parada para o almoço foi o restaurante da dona Bete (fica próximo ao Mercado Cultural de Lençóis, uma casa vermelha).
A Baiana logo ficou assustada com 8 turistas tomando conta das suas 4 mesas e cadeiras espalhadas pelo pátio da pequena casa. A comida é simples e caseira e custa R$ 13,00 o PF.
O aroma tomou conta de todos que ali estavam, e logo fomos todos muito bem servidos.
Segundo dona Bete, o Pernambucano come pouco hahahahahaha.
Arroz, feijão, salada, carne de sol e frango, acrescentado de muito amor e felicidade foi o suficiente para tornar dona Bete a nossa salvadora do dia. Pense em um tempero baiano arretado de bom.

Onde comer em Lençóis:

Bodega Restaurant Pizza Bar
Maria Bonita Casa de Massas
Pavê e Comê Doçaria
Artes Lanches

Para os que buscam uma comida boa e barata eu indico o Artes Lanches, local simples e com sabor Nordestino. O local serviu como um ponto de encontro, e durante os 5 dias foi parada obrigatória do nosso grupo de mochileiros. Divertido, animado e de fácil acesso. A rua inteira praticamente compartilha das músicas, dos aromas e do wifi (o wifi finalmente funcionou). Fomos atendido pelo dono Marcelo e pela lindíssima Letícia (como diria minha amiga Glébia, ” é muita beleza demais “.)
O Açaí já era a pedida certa para abrir o apetite, em seguida um cuscuz com ovos, e pra encerrar a tapioca de frango com queijo e tomate acompanhada do suco de Umbú.

IMG_0448
Tudo ” muito bonito demais ‘ hahahahahahahaha
IMG_0285
Batendo o ponto no Arte Lanches

 

Tucuturugudugudu ♬♪♫♪♪♬ ! (Créditos a nossa amiga Elisa pela filmagem)

Onde Ficar:

A hospedagem escolhida foi a Pousada Amarela. Residência familiar e aconchegante.
Apesar de um atendimento um tanto lento, o café da manhã é extremamente recompensador. Situada a poucos metros do centro, a pousada se torna uma boa opção para quem quer fugir do agito e do barulho em uma boa noite de sono.
Lençóis possui uma boa variedade de hospedagens e pode ser pesquisada em sites como Tripadvisor e Hostelworld. Lembrando sempre de checar as recomendações dos usuários.

pousada-amarela-lencois-big
Pousada Amarela

Endereço: R. Vai Quem Quer, 108, Lençóis – BA, 46960-000

Esse é só o começo do que aconteceu na Chapada Diamantina. A aventura ainda vai começar, então cola aqui pra saber mais. Tchau!

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Lençóis – BA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s